Criando Imagens Forense com FTK Imager

Opa, tudo bem galera?

Hoje nós vamos falar sobre uma ferramenta muito interessante, que é a FTK Imager.
Existem muitas ferramentas que criam imagens forense e muitas delas fazem um ótimo trabalho. E esta ferramenta (FTK Imager) não fica por baixo. Além de criar imagens forense de disco, podemos realizar dumps de memória e até mesmo realizar uma pequena análise forense na imagem criada. Existem muitas outras fucionalidades que vocês vão descobrir no momento em que estiverem trabalhando com ela

A FTK Imager foi criada pela empresa AccessData e é grátis. No momento em que estou escrevendo esse posta, ela está na release 3.1.1
Existem 2 versões desta ferramenta. A primeira é conhecida como FTK Imager; e a segunda se chama FTK Imager Lite. A segunda versão foi feita para rodar a partir de uma mídia removível como um CD ou um dispositivo USB. Já a primeira versão é preciso instalar em uma estação forense.

Nesse post, nós vamos falar sobre a versão que precisa ser instalada na estação forense (FTK Imager). Porém, a versão lite funciona mais ou menos da mesma forma, sem maiores diferenças.
A primeira coisa que nós vamos fazer é baixar o executável do site. Depois vamos clicar no ícone FTK Imager.exe para podermos instalar a ferramenta. Quando o processo de instalação tiver terminado, vamos clicar no ícone e abrir a ferramenta. A Figura 1 mostra a tela inicial













Depois disso, vamos clicar no menu File e clicar no botão Create Disk Image e escolher qual dispositivo ou disco ou partição nós vamos fazer a imagem. Para escolher a opção de realizar uma imagem forense do disco, nós vamos na opção Physical Drive. Se quisermos fazer a imagem de uma partição, vamos na opção Logical Drive (Figuras 2 e 3)


















Para esse post, eu vou fazer a imagem forense de uma pendrive conectada na minha máquina (512 MB), então eu vou escolher a opção Physical Drive. Na Figura 4 eu escolho qual dispositivo vou querer realizar a imagem, que no meu caso, eu escolhi justamente a Pendrive de 512 MB. Depois eu clico no botão Finish.
















Na próxima tela nós vamos clicar no checkbox Verify images after they area created. Com essa opção selecionada, a ferramenta vai calcular os hashes MD5 e SHA1 da imagem criada.
Depois disso, eu vou clicar no botão ADD.
















Depois disso, eu vou selecionar a opção RAW, porque eu quero realizar a imagem forense cujo formato é o da ferramenta DD. Vou clicar no botão Avançar
















A próxima tela vai me pedir algumas informações sobre a evidência. Eu vou preencher estas informações. Depois disso, eu vou clicar no botão Avançar.















Na próxima tela eu vou escolher o diretório de saída (onde a imagem forense será gravada). No campo Image Filename é onde vou inserir o nome do arquivo da minha imagem (eu não vou colocar a extensão do arquivo). Neste exemplo a minha imagem vai se chamar pendrive.
No campo Image Fragment Size eu vou colocar o valor zero porque eu não quero a minha imagem fragmentada. Se eu quisesse fragmentar em pedaços, eu colocaria neste campo o tamanho em MB que cada pedaço da minha imagem iria ter. Depois disso, é só clicar no botão Finish (figura 8).















A Figura 9 é só clicar no botão Start.



Uma vez que o processo de aquisição da imagem forense tenha terminado, podemos exibir um sumário com várias informações.
No mesmo diretório onde a imagem foi armazenada (neste exemplo, a imagem foi armazenada na área de trabalho - desktop) foi criado um arquivo .txt, que é como se fosse um log, que possui as mesmas informações do sumário.






Bom, é isso galera
Espero que esse post sirva de exemplo para que vocês possam trabalhar com esta excelente ferramenta.
No próximo post nós vamos falar um pouquinho sobre como adicionar uma imagem forense na FTK Imager.

Um abração!





Referências Bibliográficas:




19 comentários:

  1. Muito bom o post e bastante esclarecedor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu tutorial. Estava procurando por isso. Parabéns, cara!

    ResponderExcluir
  3. Não consigo utilizar o programa...toda vez que vou utilizar o programa,o elapse time para em 8 s e todo o programa trava...o que será que esta acontecendo,o que posso fazer para corrigir isso?

    ResponderExcluir
  4. Para ficar mais clara a minha pergunta acima,isso acontece quando tento fazer o procedimento no celular via USB

    ResponderExcluir
  5. Prezado Anderson, desculpe a minha igno, rsrs, mas, o q é criar uma imagem forense?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. criar uma imagem forense e fazer uma copia de uma partição ou de um Pen drive ou qual quer dispositivo de armazenamento para futura analise de dados sem prejudicar os dados originais.

      Excluir
  6. Ao fazer uma imagem forense ele copia para o destino apenas arquivos ou mesmo o que "foi apagado" anteriormente? Me permitindo assim reconstituir arquivos previamente deletados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O FTK Imager faz cópia forense. O conceito de cópia forense é que a cópia vai conter todos os arquivos da mídia original (até mesmo os arquivos deletados)

      Qualquer dúvida, estou por aqui :)
      Um abraço!

      Excluir
  7. Caro anderson, e como fazer tudo isso para um dispositivo celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia este documento: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9938/1/2011_AndreMorumLimaSimao.pdf

      Excluir
    2. Leita também este documento: http://docplayer.com.br/1249651-Pro-reitoria-de-pos-graduacao-e-pesquisa-lato-sensu-em-pericia-digital-trabalho-de-conclusao-de-curso.html

      Excluir
  8. Ótimo alguém conhece alguma versão para x32?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que no site do fabricante tem a possibilidade de baixar p/ arquitetura x32

      Excluir
  9. Opa. Excelente tutorial. Estou me identificando bastante, pretendo obter conhecimentos nessa área, gosto muito de forense digital, e também perito forense. Mesmo não se um di não consegui atuar em um cargo com função da mesma, será útil para ser utilizado em momentos oportunos.

    ResponderExcluir
  10. Após criar a imagem, como fazer para abrir e examinar os dados posteriormente?

    ResponderExcluir